Maquiagem para boca? Aprenda aqui

A maquiagem para a boca é muito simples de fazer, mas tem seus segredos. Afinal, cada tom de batom passa uma mensagem diferente, e existem diferentes produtos e tipos de batom que são aplicados e compõem visuais de forma diferente. 

Líquido, matte, em bastão ou em na forma de gloss, a maquiagem boca complementa muito bem a make como um todo, e pode servir tanto para destacar os lábios como para chamar a atenção para os olhos, em um visual montado para a noite. 

A maquiagem boca pode, ainda, ajudar a dar aquele visual saudável, ou deixar a impressão de que não estamos usando absolutamente nada, quando estamos sim, maquiadas. 

Maquiagem boca

Tutorial de batom

Usar batom, teoricamente, é muito fácil. Basta pegar o produto, passar nos lábios e pronto, não é mesmo? Bem, não é exatamente assim. O batom, como todos os produtos que utilizamos para criar a make perfeita, tem seus segredos. 

Por isso, preparamos um verdadeiro tutorial de batom, para você andar linda com sua cor favorita, sem que ela borre ou te deixe na mão pouco tempo antes de você passar na boca. 

Antes de usar o batom, principalmente nos dias mais frios, é importante hidratar a pele, afinal lábios ressecados prejudicam não só a fixação do produto como deixam o visual mais envelhecido. 

Como a boca é uma região sensível, não aplique hidratantes comuns. O melhor aqui é utilizar protetor labial regularmente. 

A esfoliação é outro cuidado muito importante deste tutorial de batom. A pele morta prejudica a fixação do batom, e deixa as cores mais apagadas. Então, para garantir que seus lábios estejam impecáveis, esfolie os lábios regularmente, para retirar células mortas. 

Na hora de aplicar o produto, nosso tutorial de batom ensina a usar o primer também nos lábios. Isso porque ele os deixa mais macios, fixando melhor a cor. 

Para não borrar na hora de aplicar o batom, não se esqueça do delineador para lábios, da mesma cor do batom. Assim, você saberá exatamente até onde ir para aplicar direitinho o produto. 

Quer garantir que seu batom não vai borrar na hora de passar? Comece sempre do centro da boca para as extremidades. Assim você não vai tremer e vai garantir a cobertura correta. 

E, para fixar melhor o batom, o ideal é retirar o excesso, usando um bom lenço de papel entre os lábios. 

Lápis labial

O lápis labial é um dos grandes coringas na hora de criar a maquiagem para a boca. Isso porque ele ajuda, por exemplo, a desenhar o contorno dos lábios, ajudar o batom a durar mais, deixar o acabamento da maquiagem mais profissional e, ainda, aumentar o volume dos lábios. 

Apesar da importância e dessas qualidades do lápis labial, muitas mulheres não sabem exatamente como usar esse aliado na hora de criar aquele visual incrível. Isso acontece com você? Então confira as nossas dicas. 

Se você for usar o lápis labial para marcar o contorno ou melhorar o preenchimento dos lábios, basta desenhar uma espécie de “V” no meio do lábio superior, contornar os cantos e ligar os pontos, preenchendo toda a região. Na hora de escolher o lápis labial prefira sempre aquele da mesma cor do seu batom. 

Se quiser mudar o volume dos seus lábios com o lápis labial, basta aplicar os seguintes truques. Para lábios mais volumosos, basta desenhar o contorno com uma cor mais escura do que a do seu batom.

Agora, se você quiser lábios mais finos, o desenho deve ser feito mais para dentro dos lábios, sempre da cor do batom que irá aplicar. 

E, para não errar na cor do lápis labial, é importante testá-lo antes de usar. Veja também a textura do produto, se ele não vai arranhar seus lábios e o mantenha sempre apontado, para que o desenho saia sempre perfeito. 

Batom efeito matte

Maquiagem boca

O batom efeito matte se tornou o queridinho das mulheres, graças ao efeito seco e ao destaque das cores que o produto dá. Mas, para que fique perfeito nos lábios é preciso tomar alguns cuidados na hora da aplicação. 

Como dá uma aparência mais seca, o batom efeito matte pode destacar peles soltas e o ressecamento dos lábios. Para não correr esse risco, aplique protetor labial antes de usar o batom efeito matte. 

Na hora de aplicar esse batom, crie um contorno da boca com o aplicador ou com lápis labial, formando um “V” ou um “X”.  Em seguida, preencha os contornos dos lábios com o batom efeito matte. 

Depois de concluir o contorno, comece a preencher os lábios com o batom efeito matte dos cantos, indo em direção ao centro da boca, rapidamente. Não faça camadas com esse batom e evite também esfregar os lábios, porque o batom efeito matte pode esfarelar. 

Batom rosa

O batom rosa é presença constante na nécessaire de muitas mulheres, porque é delicado e costuma combinar muito bem com diversos estilos, desde os mais informais até os mais elaborados. 

Apesar de ser tão popular, o batom rosa tem alguns segredos para ser utilizado. Isso porque, como possui diversas tonalidades, algumas combinam melhor com alguns tons de pele, enquanto outras nem tanto. 

Por exemplo, o batom rosa em tom nude combina muito bem com todos os tipos de pele, e pode ser usado tanto durante o dia quanto para eventos noturnos. 

Para mulheres negras, o batom rosa que melhor combina com seu tom de pele são aqueles mais escuros e envelhecidos, que não lhes deixarão com um ar apagado. Já para as morenas, o melhor batom rosa são aqueles com tonalidades mais próximas ao vermelho, como o Pink. 

Tem a pele bem clara? Então o melhor batom rosa para você são aqueles com tonalidades mais discretas. 

Batom cor de boca

Maquiagem boca

O batom cor de boca é outro que costuma estar sempre presente na bolsa das mulheres, por ser bastante discreto e dar aquela sensação de que não estamos usando nada, quando na verdade estamos. 

Mas, como todo batom, o cor de boca tem seus truques na hora da utilização. Um deles é descobrir o batom cor de rosa certo para o seu tom de pele. 

Para aquelas com pele rosada, o melhor são os batons pêssego ou rosado. As mulheres com pele branca amarelada ficam bem com tons amarronzados ou em fundo bege. Para as morenas, o batom cor de boca ideal são os com fundo dourado ou terracota, enquanto as negras podem investir em tons marrons, caramelo ou café. 

Outro truque para não errar na hora de usar o batom cor de boca é escolher o produto certo sempre com ajuda da luz natural. Assim saberemos se ele se adapta bem à nossa pele.

Com essas dicas, você vai criar a maquiagem de boca perfeita.