Maquiagem para casamento - Qual são as opções?

O casamento é um momento muito marcante para todas as mulheres. Antes da tão aguardada data, os planejamentos são muitos. A dúvida fica em torno do vestido, do lugar onde a cerimônia será realizada, quantas pessoas serão convidadas, como ficará a festa.

Depois dos detalhes finalizados, surge um detalhe que pode mudar muita coisa: a maquiagem do casamento. Para a noiva não basta apenas passar um batom, uma sombra e está pronta. É preciso investir na produção. 

A maquiagem para casamento envolve planejamento, combinações que mostrem sentimentos, que harmonizem com o momento e o local da cerimônia. Parece simples, mas dá um pouco de trabalho. 

Vai se casar e está em dúvida sobre a maquiagem que precisa fazer? Não se preocupe. Reunimos nesse texto dicas incríveis para que você e suas convidadas estejam deslumbrantes durante a cerimônia (e até depois dela). 

Maquiagem para casamento

Maquiagem para casamento de dia

A maquiagem para casamento de dia costuma ser mais leve e mais alegre. As sombras e o batom escolhidos para a ocasião têm tons que se assemelham à luz do sol, para aproveitar a claridade do dia. 

As tonalidades deste tipo de maquiagens costumam ser mais suaves e é preciso tomar um cuidado redobrado com a preparação da pele antes da aplicação de cada um dos produtos. Isso porque, com o sol e o tempo de duração da festa (além das lágrimas, que com certeza irão aparecer), a maquiagem pode simplesmente borrar. 

Por isso, antes da elaboração da maquiagem para o dia, é importante limpar o rosto com sabonetes específicos para o seu tipo de pele e hidratar a pele com bons cremes. Na hora de começar a maquiagem, opte sempre por produtos à prova d’água ou de alta duração. 

Outro cuidado importante na hora de preparar a maquiagem para casamento de dia é o tempo de preparação. Invista pelo menos duas horas, antes do horário marcado para a cerimônia. Assim, caso ocorra algum imprevisto, você terá tempo de corrigir e aparecer linda no dia mais importante de sua vida. 

Na hora de começar a maquiagem, propriamente dita, basta acertar em alguns conceitos básicos para conseguir a produção perfeita. Por exemplo, para a base, as melhores são as que oferecem alta cobertura e tem efeito matte, as melhores para controlar a oleosidade ao longo da festa. 

Na hora do corretivo, os melhores são os feitos com fórmulas cremosas, que darão um efeito mais natural. O pó compacto não pode faltar na maquiagem para casamento de dia, pois ele ajudará a controlar a oleosidade do rosto, além de fixar a base e impedir que a maquiagem saia com as lágrimas. 

Para as sobrancelhas, o melhor é escolher lápis que preencham as falhas, deixando o rosto o mais natural possível.

Maquiagem para casamento de noite

Maquiagem para casamento

Se os casamentos durante o dia são marcados pela discrição e naturalidade, na maquiagem para casamento de noite, a ousadia e o brilho podem e devem fazer parte da produção da noiva. 

A sensualidade e a marcação em alguns pontos do rosto, como os olhos, é outra marca registrada das produções feitas para os casamentos noturnos. Assim como o dia, antes da aplicação da make é preciso preparar o rosto, lavando muito bem a pele e hidratando-a para que os produtos durem bastante tempo. 

Para não errar na hora de criar a maquiagem para casamento de noite, as mulheres que estiverem na cerimônia podem escolher os tons com base na tonalidade da sua pele. Aquelas que têm a pele clara, por exemplo, podem apostar em maquiagens com tonalidades rosadas ou amareladas. 

As mulheres com pele rosada podem criar a maquiagem para casamento de noite com tons em vinho, marrom e vermelho fechado, enquanto as de pele amarelada ficam bem com maquiagens que abusam das cores vibrantes (magenta ou vermelho alaranjado, por exemplo). 

Para as morenas, a maquiagem para casamento de noite deve prezar pelos tons fechados, caramelados ou vibrantes (uva ou coral são excelentes opções). 

Maquiagem de casamento para noiva

A maquiagem de casamento para noiva é o grande momento da preparação para o casamento. Depois do vestido, é a grande preocupação das mulheres neste dia tão especial. 

Preparar a maquiagem de casamento para noiva é algo bastante individual, que deve levar em consideração não só a personalidade da mulher como também alguns detalhes do vestido. Mas existem algumas dicas gerais que você pode incluir para tornar esse momento mais fácil.

Uma delas é investir na maquiagem de casamento para noiva com tonalidades que deixem um ar natural. As melhores são aquelas que deixam os lábios com tons rosados, framboesa ou coral e sombras com tons terrosos (douradas ou marrons). 

Esse tipo de maquiagem de casamento para noiva combina muito bem com vestidos bastante elaborados, cheios de detalhes e pedrarias. 

Agora, se você quiser impressionar na maquiagem de casamento para noiva, pode optar por olhos carregados, que se destaquem do restante do rosto. Para isso, basta aplicar tons em preto nos olhos, esfumaçar a sombra e deixar tanto o blush quanto os lábios em tom nude. 

Seu vestido não é exatamente branco ou tem alguns tons coloridos? Então você pode escolher a maquiagem de casamento para noiva bem colorida. Para não errar, aplique cores vibrantes nos olhos e use um batom neutro, para não sobrecarregar o visual. 

Maquiagem de casamento para madrinha

Maquiagem para casamento

A madrinha é uma personagem muito importante no casamento, afinal ela estará ao lado da noiva, tanto no altar como nas fotos. Por isso, a maquiagem de casamento para madrinha precisa ser marcante, mas não tanto para que não ofusque o visual escolhido pela estrela da festa, a noiva. 

Por isso, na hora de escolher os tons, opte por cores suaves, principalmente se a cerimônia acontecer durante o dia. Então, se a maquiagem de casamento para madrinha tiver olhos escuros, a cor do batom deverá ser clara. Caso o tom dos olhos seja claro, pode apostar em batons mais escuros. 

Maquiagem de casamento para convidada

A maquiagem de casamento para convidada é, entre as que citamos aqui, a mais simples e fácil de ser feita, afinal pode ser bastante discreta, sem ofuscar tanto a noiva quanto a madrinha.

Mesmo assim, existem alguns truques que tornam a maquiagem de casamento para convidada muito rápida para ser feita. Por exemplo, escolha produtos à prova d’água, para não borrar facilmente, com atenção especial para a máscara de cílios, o delineador e o lápis de olhos. 

Escolha as cores das sombras e do batom de acordo com o horário do casamento. Se a cerimônia for durante o dia, opte por tons mais claros, como pêssego, dourado e marrom. Agora, se o evento é noturno, a maquiagem de casamento para convidada pode ter tons mais escuros. 

E, sobretudo, não se esqueça de preparar a pele. Lave o rosto com sabonetes especiais e hidrate bem antes de aplicar a maquiagem. 

Com esses cuidados, você conseguirá aproveitar a cerimônia exibindo um visual incrível, seja você uma convidada, a madrinha ou a noiva.